Disciplinas Fisiologia Veterinária I e II Universidade Federal Fluminense

 

A – Projeto MFL001

 

1 –   Título do projeto:  “ FISIOLOGIA ANIMAL”

 

1.1 –  Código e título do projeto no Programa do MFL = MFL001.

Trata-se de uma nova proposição de projeto, em caráter permanente, que deriva da reformulação do Projeto Permanente de Monitoria para o Ensino de Fisiologia Animal e Farmacologia Básica para a Área Médica que foi apresentado e aprovado em 2009 sob o código MFL001. O projeto anterior deixou de existir neste momento para dar lugar ao projeto “ Fisiologia animal ” diante da nova situação que temos, considerando o aumento do número de turmas de alunos, coincidência de horários de aulas práticas e número de professores envolvidos.

 

2 – Objetivo e enquadramento

O objetivo geral do projeto é o atendimento ao publico discente matriculado nas disciplinas Fisiologia V, Fisiologia Veterinária I e Fisiologia Veterinária II, destinadas aos alunos de Medicina Veterinária. O projeto tem enquadramento em “atividades de preparação de material essencial para atividades práticas” e apresenta vertentes adicionais tanto para “sessões de laboratório, oficinas e consultórios” quanto para “atendimento extra-classe aos alunos”

 

2.1 Justificativa

Nosso projeto de monitoria tem o enquadramento na categoria de projeto permanente, pois tende a ser imutável ao longo do tempo, notadamente no que concerne à sua proposição de manter sempre monitores nas atividades de condução do ensino em fisiologia veterinária dentro do Departamento de Fisiologia e Farmacologia.

As atividades a serem desenvolvidas pelos monitores, seguindo o enquadramento proposto em editais anuais encontra-se explicitado no quadro abaixo

 

Enquadramento previstos no Edital
Ações previstas no projeto “ Fisiologia animal ”
“atividades de preparação de material essencial para atividades práticas”
  • Preparo de material didático que inclui modelos de computador, hipertextos e ilustrações dinâmicas essenciais para o processo de substituição do uso de animais em práticas de fisiologia.
  • Preparo de aulas em assuntos estabelecidos para ministração como prática docente.
“sessões de laboratório, oficinas e consultórios”
  • Auxilio dos alunos nas sessões práticas realizadas no laboratório de multimídias para uso de ferramentas de ensino criadas pela disciplina tais como WEBQUEST, WEBVIDEOQUEST e Portal de videoaulas. Além de práticas demonstrativas e interativas com softwares de fisiologia e farmacologia, uso de uso do EVOLVE, entre outros.
  • Auxilio na aula prática que é realizada na fazenda-escola de Cachoeiras de Macacú.
“atendimento extra-classe aos alunos”
  • Atendimento extraclasse aos alunos envolvidos nas disciplinas para dirimir dúvidas a respeito dos conteúdos ensinados por meio de plantões que são normalmente realizados para esse fim.
  • Atendimento por e-mail disponibilizado na homepage da disciplina de Fisiologia.

  

3 – Metodologia de acompanhamento e avaliação

Os monitores serão constantemente avaliados no desempenho de suas atividades através da assiduidade, pontualidade, capacidade de trabalho em grupo e qualidade dos trabalhos apresentados no decorrer do período. Entre as tarefas destinadas aos monitores encontram-se a constante atualização da “Home Page” da disciplina fisiologia veterinária com novos e dinâmicos materiais textuais e audio-visuais. A atuação e envolvimento dos monitores nestas tarefas serão objeto de avaliação pelos professores orientadores. Além disso servirão como parâmetros para a avaliação o desempenho nas atividades em sala de aula. Semestralmente será solicitado um relatório das atividades de cada monitor envolvido no projeto e serão feitas reuniões para apresentação dos possíveis problemas decorrentes de suas atividades.

 

  4. Atribuições do monitor e Justificativas.

•  Auxílio na construção e atualização dos assuntos teóricos disponibilizados na “Home Page” das correspondentes disciplinas envolvidas no projeto propiciando o aprofundamento nos conteúdos programáticos de fisiologia animal . O preparo de material didático também desenvolverá habilidades específicas para uso da Internet como ferramenta de ensino e pesquisa.

•  Atualização e aprofundamento em fisiologia através do uso de ferramentas disponíveis na Internet, em diferentes momentos, despertando espírito crítico para a escolha de sites e materiais de qualidade dentro da farta oferta que o recurso de rede pode oferecer.

•  Desenvolvimento de habilidade para o exercício docente, preparando e ministrando algumas aulas (teóricas), que complementam o conteúdo programático da disciplina, bem como participação nas “discussões práticas” com a presença dos professores envolvidos com as disciplinas.

•  Participação na avaliação da disciplina e coleta de sugestões a partir de questionário objetivo não identificado, aplicado aos alunos no final de cada turma, visando assim, o aperfeiçoamento das disciplinas a cada semestre, e despertar para a necessidade de avaliação e atualização constantes como estudante e como futuro profissional.

 

5. Cronograma de trabalho do monitor. (semanal para projetos permanentes, anual para os demais)

Cada monitor terá um envolvimento semanal de 12 horas com as atividades de monitoria nas disciplinas. A proposição de um cronograma semanal é tarefa impossível neste momento pois deverá ser levado em conta as habilidades individuais de cada monitor que será selecionado, principalmente no que se refere aos treinamentos para desenvolvimento e construção de sites, busca em internet, editoração de materiais textuais e audiovisuais, entre tantas outras tarefas.

 

6. Número de monitores solicitados. (para projetos permanentes, especificar número mínimo e número ideal)

Nosso projeto propõe-se trabalhar com um número mínimo de três (3) monitores, sendo o numero ideal de seis (4).

 

6.1. Justificativa.

Justificamos tal proposição pela grande carga horária ministrada pelas disciplinas envolvidas. Na Fisiologia veterinária I temos duas turmas para as quais está prevista uma carga horária semanal de 8 horas, enquanto na Fisiologia veterinária II temos 2 turmas com carga horária semanal de 14 horas. A fisiologia V conta com duas turmas com carga horária de 24 horas semanais. Nessas disciplinas os monitores poderão ser requeridos para as inserções de ensino prático e teórico. Além disso, os monitores envolvidos dedicarão parte do seu tempo nas atividades de pesquisa, construção de sites e materiais bibliográficos em geral, além do preparo de suas tarefas individuais prevendo a semana de monitoria. Assim sendo, pretende-se que a fisiologia conte com um mínimo de 3 monitores, sendo atribuídas 8 horas semanais para cada um deles nas atividades diretas com  o ensino e 4 horas semanais para cada um deles nas outras atividades previstas no projeto de monitoria.

 

7. Número de alunos atendidos pelo Projeto. (para projetos permanentes)
  • Fisiologia Veterinária I: 120 alunos
  • Fisiologia Veterinária II: 120 alunos
  • Fisiologia V: 25 alunos

Considerando que entre as atividades dos monitores inclui-se a criação e disponibilização de materiais pedagógicos em “sites” deve ser entendido que nosso projeto atenderá de forma indireta todos os alunos da UFF e de outras instituições interessados nos assuntos que são abordados nas disciplinas aqui relacionadas, e que passarão acessar os “sites”.

 

  7.1. Histórico do número de alunos nos últimos quatro períodos.

As disciplinas envolvidas no projeto não têm histórico de percentuais significativos de repetências, tampouco têm sido relacionadas com as naturais evasões de alunos que cursam as disciplinas dos primeiros dois anos dos cursos da área médica em que atua.

 

8. Professores orientadores envolvidos no Projeto.

 

8.1. Professor coordenador

•  Ismar Araújo de Moraes – SIAPE no0 6311191 -MFL

 

8.2. Demais professores orientadores
•  Rita Leal Paixão – SIAPE nº 0310647 ……….- MFL
•  Jose Antonio Silva Ribas – SIAPE nº 01551734- MFL
•  Fabio Otero Ascoli – SIAPE – nº 2364493
mfl-uff1
Logo-Biomédico-2
logo-uff-brasao_transp
Licenças de uso das obras disponibilizadas neste site. É permitido: copiar, distribuir, exibir, traduzir, executar as obras e ainda criar obras derivadas sob as seguintes condições: deve-se dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Proibido utilizar esta obra com finalidades comerciais. Para cada novo uso ou distribuição, devem-se deixar claras as licenças de uso desta obra.
Skip to content